Receitas

Harmonizações de vinhos para apreciar em casa

Saiba quais são as melhores combinações

Harmonizações de vinhos para apreciar em casa

Harmonizar vinhos com alimentos da maneira certa torna a experiência gastronômica ainda mais saborosa. Afinal, diferentes tipos de vinhos combinam com alimentos diversos, transformando cada item em um sabor único.

Por isso, preparamos uma série de dicas especiais para você harmonizar as vinhos com alimentos neste momento de recolhimento. A ideia de combinar a bebida com alimentos é para conservar o sabor de cada elemento e não perder as características principais de ambos. Confira algumas combinações para os tipos de vinho:

 

Pinot Noir 

Natural da Borgonha na França, a uva Pinot Noir é conhecida por gerar vinhos delicados, frescos e também ricos em aromas. Por ser um tinto leve, ele pode harmonizar muito bem com carnes vermelhas de textura macia e pouca gordura, aves assadas ou ensopadas e vegetais cozidos. 

Cabernet Sauvignon 

 Cabernet Sauvignon é o nome da safra de uvas originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França, com a qual se produz um dos vinhos mais refinados do mundo. Os vinhos Cabernet Sauvignon são muito versáteis e combinam com muitos pratos, principalmente aqueles feitos com carnes ou molhos suculentos. Então em casa, tente unir essa combinação. 

Chardonnay

A uva Chardonnay surgiu em Borgonha na França,  sendo a casta branca mais cultivada do mundo e pode ser conhecida por outros nomes, como Beaunois, Aubaine, Melon Blanc ou Pinot Chardonnay.  Os vinhos Chardonnay são brancos e sedosos, por isso combinam bastante com peixes como salmão ou qualquer outro fruto do mar com molhos mais marcantes.

 Rosé 

Unindo características dos vinhos brancos com características dos tintos, o vinho rosé pode ser considerado um curinga na mesa, combinando com diversas situações e comidas. Alguns queijos, principalmente os de meia cura (amarelos) que são mais gordurosos, ficam melhores com vinhos brancos, alguns com vinhos tintos, mas a maioria harmoniza bem com um rosé seco, que tem a acidez de um vinho branco e a característica frutada de um vinho tinto.

Vinho do  Porto

O vinho do Porto se distingue de outros produtos por fermentar parcialmente os açúcares das uvas, preservando um gosto mais adocicado. Eles funcionam muito bem com doces, via de regra, e por isso pode-se beber também junto com tortas de massa amanteigada e queijos fortes.

 

Pronto, agora ficou mais fácil saborear um bom vinho em casa, acompanhado de muito sabor. Aproveite e conheça mais dicas especiais do Nordestão Pra Você!