Receitas

Qual o molho ideal para cada tipo de massa?

Aprenda a fazer as melhores combinações para reunir toda a família.

Qual o molho ideal para cada tipo de massa?

Combinar massas e molhos da maneira certa torna os pratos ainda mais saborosos. Afinal, diferentes tipos de massas exigem um tipo específico de molho, capaz de transformar um simples almoço em uma refeição incrível.
Por isso, o Nordestão preparou uma série de dicas especiais para você combinar o molho com a massa certa e arrasar na cozinha.

Os italianos, especialistas quando o assunto é massa, defendem que cada massa é pensada para harmonizar perfeitamente com seus molhos e acompanhamentos. Cada formato e forma de preparar foram criadas para ter a combinação perfeita e deixar a experiência culinária mais rica. Confira quais são os melhores molhos para cada tipo de massa:

Espaguete e Linguine

Essas massas, por serem mais finas e fios mais longos, combinam bastante com molhos líquidos ou pouco encorpado, para não comprometer a integridade do prato. A sugestões ideais são: ao sugo, pesto e bechamel. Essa massa também vai muito bem com ervas frescas e frutos do mar.

Tagliatelle, papardelle e fettuccine
Essas são massas mais achatadas e espessas que podem ser combinadas com uma grande variedade de molhos. A sugestão é utilizar os ragus, como o ragu à bolonhesa, o ragu de frango, cordeiro, cogumelos ou frutos do mar.

Gnocchi
O conhecido nhoque é uma massa é mais suave e exige molhos de sabores mais intensos. Ragus, molho de tomate e béchamel, principalmente com queijos, são as melhores opções.

Fusili, rigatoni, macaroni, penne e farfale
Apesar de terem formatos diferentes, essas massas são pequenas ou médias e cheia de curvas e buracos que absorvem o molho. Para elas, a maior parte dos molhos cria uma combinação saborosa, mas os indicados são à bolonhesa, os refogados, à base de verduras e carnes, assim como os molhos cremosos à base de queijos.

Cabelo de anjo ou cappellini
Massa fina, delicada e suave, é ideal para sopas e para gratinar. Os molhos podem variar de acordo com os acompanhamentos da receita. Os mais indicados são os molhos à base de tomates e ervas. Também pode ser servido ao alho e óleo ou à manteiga com ervas frescas.

Pronto, agora ficou mais fácil criar seus pratos e combiná-los com perfeição e reunir a família com mais sabor. Aproveite e conheça mais dicas especiais do Nordestão Pra Você!